Como lavar seu cabelo

Olá sofisticadas, tudo ok?

Quem nunca saiu do salão de beleza com uma escova capa de revista e chegou em casa com uma raíz super alta, e com a sensação de cabelo sujo? Se você tem um compromisso, a vontade que dá é lavar o cabelo e sair natural mesmo. Passei algumas vezes por essa situação e decidi fazer diferente, fiz o curso de cabelereira e aprendi fazer minha própria escova, o que já faço há 11 anos.

Depois que me profissionalizei como cabelereira sempre quis que minhas clientes saíssem com o cabelo dos sonhos, limpos e bem escovados, modéstias á parte não deixei a desejar, pois elas sempre voltavam agradecidas. Aprendi que uma boa escova começa com uma boa lavagem, e para uma boa lavagem não precisa necessariamente fazer um curso de cabelereira, mas seguir essas dicas fazem a diferença:

  1. Lave com água morna ou fria se possível.
  2. Aplique o shampoo em suas mãos e coloque no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos, não com as unhas. Massageie com firmeza, não força, isso estimula a circulação. Lave uma segunda vez e até uma terceira se você tiver muita oleosidade, ( não tenho oleosidade, mas lavo 3 vezes). Não esfregue seus fios, lave apenas o couro cabeludo, a espuma que escorre pelos fios já é suficiente para lavá-lo.
  3. Enxague completamente.
  4. Eu sempre faço hidratação, mas você pode aplicar o condicionador do meio para as pontas e enxaguar, (eu uso desembaraçar nesta etapa, depois enxaguo).
  5. Retire todo o hidratante ou condicionador, não deixe nenhum resíduo de produto.
  6. Não torça o cabelo para retirar a água, esse é um hábito comum principalmente para quem tem cabelo comprido. Apenas aperte com cuidado a toalha contra os fios.
  7. Aplique um “leave in” um creme sem enxuague e penteie, ou se você vai escová-los, aplique um protetor térmico.

    Você conhece a técnica Low poo e no poo?

    As técnicas low poo (pouco shampoo) e no poo (nenhum shampoo), foram conceituadas pela cabelereira Lorraine Massey. As duas técnicas defendem o uso de pouco ou nenhum shampoo e são destinadas principalmente a quem tem cabelos enrolados ou crespos, já que esses fios tendem a ser mais secos devido a dificuldade do sebo natural chegar ás pontas. O uso do shampoo comum, além de limpar, retiram a oleosidade natural dos fios.

    No low poo o shampoo utilizado deve conter substâncias de limpeza leve, e no no poo, a limpeza é feita com condicionador, processo chamado co-wash. Os condicionadores para fazer o co-wash não podem conter derivados do petróleo e silicones insolúveis em água, caso contrário, o produto se acumula no couro cabeludo e causa danos.

    Para aderir a essas técnicas é necessário ler rótulos para encontrar os produtos liberados ou procurar adeptas que já conheçam alguns.

    Eu não vou falar muito dessa técnica aqui, até porque uso lavar o meu cabelo como citado acima, mesmo depois de estudar os benefícios e malefícios da técnica.

    Abraços e até a próxima.

    3 comentários sobre “Como lavar seu cabelo

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    w

    Conectando a %s