Sem escova progressiva 2  Os danos do formol

Cabelo liso, só lavar e sair, aquela sensação maravilhosa de que o cabelo não vai “inchar” e não vou precisar colocar um predendor. Quem tem cabelo cacheado, sabe bem do que estou falando.  A progressiva com formol parecia a solução, mas o que acontece com um cabelo alisado com formol? Em busca desta resposta dediquei tempo estudando como essa substância age no cabelo. Eu sou uma exprogressivada, que sofre com os danos causados pelo formol.

Antes da progressiva virar moda, quando se falava em formol, a primeira coisa que lembrávamos era o produto usado para manter cadáveres intactos, a partir desse raciocínio podemos entender como o formol age na fibra capilar, assim como ele é usado na conservação de corpos, ele é aplicado no cabelo para conservar a forma alisada.

O cabelo é lavado com um anti-resíduo para tirar qualquer oleosidade, em seguida aplica-se o produto com formol e os cabelos são alisados com auxílio da escova e secador. O secador ajuda a esticar os fios fixando o formol no interior da fibra. Depois o cabelo é pranchado e mantido neste formato até ser lavado, nesse período de dias o formol vai enrijecendo a queratina do cabelo no formato esticado.  O problema é que o formol não trata o cabelo antes de alisá-lo, ou seja, se o cabelo estiver poroso, quebradiço, desidratado, o formol vai conservá-lo desta maneira. Um bom exemplo de como ele age é como se encapássemos o cabelo com um plástico filme. Ele fica brilhoso e aparentemente selado, mas plastificado, impermeabilizado, não conseguimos fazer nada penetrar no fio. Depois de algumas sessões de progressivas os cabelos podem ficar tão rígidos a ponto de se romperem, pois este isolamento do fio e a retirada total da àgua do cabelo, pode causar um apodrecimento irreversível da fibra capilar.

Resultado: depois da progressiva, nenhum tratamento, seja hidratação, umectação, reconstrução, cauterização, etc, vai atuar profundamente na fibra.

Contínuo hidratando com aquelas máscaras que falei no primeiro post. aqui 

Para quem não abre mão do cabelo liso prático, existem outras três substâncias para alisar que não prejudicam (tanto) o fio, permitindo que você não tenha que abrir mão da saúde dos cabelos para mantê-los lisos. Tioglicolato de amônia, guanidina e cisteína. Essas substâncias, ao contrário do formol, não retiram tanta água e proteína dos fios após o alisamento. Fica bem mais natural. Mas mesmo assim é bom ficar atenta e procurar estar sempre informada sobre o que aplica no seu cabelo.

Estou testando alguns produtos e logo logo compartilho com vocês.

Um abraço e até a próxima.

 

2 comentários sobre “Sem escova progressiva 2  Os danos do formol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s